Sábado, 20 Abril
21h00
No dia 20 de abril, o Musicbox e a BANTUMEN, em colaboração com o músico e activista Tristany Mundu, apresentam “Monangambé”, uma noite de música e spoken word para reflectir sobre o papel dos povos colonizados na Revolução de Abril.
Nas palavras da BANTUMEN e Tristany, “O 25 de Abril começou em África. É a partir do título do livro de António Simões do Paço, Roberto della Santa, Pamela Peres Cabreira, Raquel Varela e Jorge Fontes, que começa a narrativa da curadoria conjunta deste "Monangambé", entre a BANTUMEN, Tristany Mundu e o Musicbox. O 25 de Abril de 1974 é o ponto de partida da Liberdade de Portugal e dos Portugueses, profundamente ancorado nas lutas de libertação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Este evento ilumina a importância de recordar que a revolução começou com os Monangambés, os contratados explorados nas roças. Os filhos e netos dos Monangambés celebram hoje os que ontem lutaram contra a opressão e, mais do que isso, dão continuidade a essa luta.
O passado, embora imutável, precisa ser reconhecido e compreendido, para abrirmos caminho para a construção de uma nova narrativa social, inclusiva, esclarecida e, sobretudo, resolvida.”
“Monangambé” acontece no Musicbox no dia 20 de abril, a partir das 21 horas, e conta uma programação que se divide entre música e spoken word.
Comissões de bilhética incluídas

12€

X