Terça, 6 Junho
22h00
Abertura de Portas às 21:30
O conjunto infinito de aventuras estilísticas do WaqWaq Kingdom leva o duo a atravessar-se entre a música tradicional japonesa e a electrónica contemporânea, entre o dancehall jamaicano e o techno de 8 bits, entre os poliritmos africanos e a música experimental, com muitos outros géneros a contribuir para esta colecção vibrante e colorida.
Dokkoisho, título do novo trabalho do grupo, é uma palavra japonesa que funciona como uma interjeição informal mais ou menos equivalente ao suspiro pesado que fazemos quando nos sentamos após um longo dia de trabalho. “É como dizermos a nós próprios que estamos cansados, mas que agora é tempo de relaxarmos antes de continuar em frente”, escreve Kiki. “É usado no dia a dia e também em lutas de Sumô e Kabuki. Significa persistência e continuidade”.
Perseverança e autoconfiança são temas comuns para os WaqWaq Kingdom, e a música de Dokkoisho ecoa a tensão entre determinação e força interior. Começando com o feeling technicolour e insular de “Don't Be Zombie”, tema que se transforma numa viagem ácida de felicidade a alta velocidade, todo o EP transborda luz e vida. O single de abertura, “Positive Sound”, conta com o verso “Gimme gimme gimme freedom / I’m the queen of my Kingdom” e agarra o público rapidamente naquele que é um dos momentos mais pop da discografia de WaqWaq Kingdom. “Mr Two Face” leva-nos em direção à pista de dança, crescendo com pulso firme num momento de cortar a respiração até desaguar num final longo e etéreo, que se estende por vários minutos.
Dokkoisho conta ainda com os talentos extraordinários do percussionista exploratório italiano Andrea Belfi e com Lida Kazuhisa, baterista das bandas Seefeel e Boredoms. Shigeru Ishihara, também conhecido como DJ Scotch Egg - tem sido um alien a orbitar a galáxia da música de dança ao longo de mais de uma década, lançando discos a solo imprevisíveis com o selo da lendária e agora extinta Load Records, e atuando como membro da banda britânica de pós-rock Seefeel.
A vocalista e letrista Kiki Hitomi é ex-membro dos King Midas Sound (juntamente com The Bug e Roger Robinson) e fundou a icónica dupla japonesa de dubstep-noise Dokkebi Q. Kiki é também é uma ilustradora e designer famosa, tendo criado obras de arte para inúmeros capas e marcas de discos, tendo sido ainda responsável pela direcção de arte de Dokkoisho.
Este é um concerto Liveurope: a primeira iniciativa pan-europeia que apoia salas de programação de música nos seus esforços de promoção de artistas emergentes europeus. O Liveurope é co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

X