Sábado, 12 Novembro
21h00
Abertura de Portas às 21:00
A dupla finlandesa de noise rock NYOS entrega uma celebração do presente, escrita numa altura em que o presente brilhava tal como as penas da capa do fotógrafo Zac Herr. Combinando os sulcos dançáveis de Battles with Sonic Youth e And So I Watch You From Afar, Celebration cria-se uma alegria desafiante, barulhenta, e festiva. Apesar de ter o nome de um lago assassino em Cameroon, NYOS tem sempre exsudado com vivacidade e sentido de ascensão dinâmica. Em 2012, o guitarrista Tom Brooke saiu da sua antiga cidade natal, Leeds, e mudou-se da Grã-Bretanha para a Finlândia atrás do seu sonho de construir o seu próprio estúdio de gravação, foi ai que conheceu o baterista Tuomas Kainulainen. A ligação foi instantânea e mágica, e nas primeiras sessões de treino a dupla escreveu o incrível Vltava (2015), uma obra de rock instrumental de seis partes, com 26 minutos de duração, que já retratava muitas das características do som contemporâneo da dupla, uma mistura de matemática, ruído e pós-rock. Desde então, a banda tem vindo a fazer uma digressão e a gravar incansavelmente, tendo já três álbuns completos e tendo tocado em mais de 300 espectáculos com atuações como Zeal & Ardor, Esben & The Witch, and The Comet Is Coming. Gravado pela Brooke no seu próprio estúdio de gravação Tonehaven, Celebration é o último testemunho da inegável sinergia que estes músicos construíram ao longo dos últimos sete anos. Em grande parte escrito antes do Corona, Celebration é um reflexo da vida antes do lockdown, cheio até à borda com grooves infecciosos e melodias brilhantes. "Desta vez procurámos algo optimista para contrastar os tempos", explica Tom Brooke sobre o processo de gravação.
Inóspita é o projeto de guitarra solo da jovem lisboeta Inês Matos que lançou em Fevereiro de 2022 o seu primeiro LP, Porto Santo, produzido por Primeira Dama, apoiado pela Fundação GDA e pela Câmara Municipal de Porto Santo, com selo Xita Records. Inês toca guitarra desde tenra idade tendo estudado na Academia de Guitarra (onde é professora desde os 16 anos). Estudou na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Toca com bandas desde a adolescência e é membro de projetos como Primeira Dama, Chinaskee e João Borsch. Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra
Este é um concerto Liveurope: a primeira iniciativa pan-europeia que apoia salas de programação de música nos seus esforços de promoção de artistas emergentes europeus. O Liveurope é co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e apoiado pelo Nordic Culture Fund.
Successful applicants - NORDISK KULTURFOND
General Admission

8€

X