Quinta, 3 Março
22h00
Tarta Relena nasceu em 2016 como um projeto para explorar a cappella em sonoridades e diferentes estilos de música. Longe de querer criar um cunho no tradicional e deixarem-se ser definidas pelos sons do Mediterrâneo, Tarta Relena querem ter o seu próprio repertório, que vai desde a música de tradição oral até às canções de autor que, de uma forma ou de outra, estão relacionadas com a área geográfica em que vivem.
Tarta Relena cantam a partir de um folclore vivo e comovente, dentro de uma realidade moldável e que pode ser reinterpretada com diferentes instrumentos e sonoridades. Um toque fundamental é a eletrónica com a qual trabalham as melodias, sem nunca deixar de lado suas origens. O estudo e o conhecimento do percurso e dos contextos que deram origem a estas músicas abrem as portas da experimentação para novos significados. Na obra de Tarta Relena há também o desejo de brincar com as linhas do conceito de autoria, reunindo sob o mesmo teto melodias tradicionais anónimas e canções recém-criadas, tratando-as da mesma forma e colocando a transmissão oral, elemento central da tradição, no epicentro.
Este é um concerto Liveurope: a primeira iniciativa pan-europeia que apoia salas de programação de música nos seus esforços de promoção de artistas emergentes europeus. O Liveurope é co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

X