Sábado, 14 Setembro
22h00
Sortidos MIL é uma noite MUSICBOX LISBOA e MIL - Lisbon International Music Network dedicada aos artistas que andam a trazer novo fulgor aos circuitos de música emergente europeu e internacional.
A primeira Sortidos MIL assinala o início das candidaturas de artistas para edição do MIL 2020 com as actuações de Carolina Caramujo, Núria Graham, catalã que actuou no MIL em 2018 e os estreantes GENTS, duo de spa pop dinamarquês, e a eslovena КУКЛА, mestre do gangsta geisha pop. A partir da 00h30, a festa continua com o DJ e produtor sueco Dinamarca e Progressivu.
CAROLINA CARAMUJO Neste momento a gravar o seu primeiro álbum a solo "Gambuzino", com lançamento previsto para Novembro de 2019, a harpista Carolina Caramujo debruça-se sobre a sua própria biografia em tudo o que faz. Ao vivo, rasgos de voz e sansula acompanham a harpa, peça central do concerto que tem apresentado em instâncias singulares e marcantes, de onde se destaca a Capela do Palácio Marquês de Pombal, o festival Um Ao Molhe, o MIL - Lisbon International Music Network e o festival Super Bock Super Rock, onde acompanhou a Surma.
NÚRIA GRAHAM Nunca ouviram Núria Graham? Deviam. Núria Graham deu os primeiros passos na música com apenas 16 anos. Com o talento, o virtuosismo e a confiança, não foi difícil começar a conquistar público em Espanha. A sua música constrói-se num jogo de voz e guitarra electrica em fundos electrónicos ou acústicos, com um tom vincadamente pop. O seu mais recente disco, Does it Ring a Bell?, foi editado em 2017 pela El Segell e desde então a cantautora tem actuado um pouco por toda a Espanha, Portugal e Reino Unido.
GENTS Por trás do nome GENTS podemos encontrar o duo de synth pop romântica Theis Vesterløkke e Niels Fejrskov Juhl. Desde o seu EP de estreia “Embrace the Future” em 2015, que as suas mensagens de empoderamento e o som emocional e divertido, têm vindo a conquistar fãs por todo o mundo. As suas batidas dançáveis e melodias cativantes provam que se tentares fazer de um mundo um lugar melhor, mais vale divertires-te a fazê-lo. No Outono deste ano, vão lançar o seu segundo longa-duração, "Human Connection".
DINARMARCA Dinamarca é um DJ e produtor sueco por trás da editora STAYCORE. Com a sua club music invadida pelos ritmos caribenhos e latinos, Dinamarca cria uma nova era na cultura de clube underground.
PROGRESSIVU "Quando Lisboa ainda não era de Madonna, os Buraka Som Sistema inventaram um novo som. Kuduro progressivo, chamaram-lhe na altura, para selar o acordo entre os ritmos subestimados de Angola e a linha da frente londrina. Em Mora, Mário Costa ouviu o chamamento e veio. Numa noite em que a banda a kuiar na Aula Magna deixou as cadeiras impotentes, Progressivu nasceu. O nome não mas o sonho no caderno em branco. A mudança proposta pelos Buraka Som Sistema demorou mas deixou bons genes. Progressivu é contemporâneo dessa transformação que ajudou a mudar o som de Lisboa, que se fez de um choque cultural pacificado pelo ritmo. Foi convidado das Hard Ass Sessions, deu surras atrás de surras no Copenhagen com Kking Kong (agora PEDRO), e da junção entre as duas forças nasceu Na Surra - um clássico instantâneo da noite lisboeta em que é residente. Progressivu é corpo em coração, batida sem etnia ou religião, é Lisboa a olhar para o Tejo e a receber novos exploradores musicais curiosos pelo ritmo capital." - Davide Pinheiro
X