Quinta, 28 Julho
22h00
Lançado em 13 de março de 2020, ou no dia em que o Brasil parou com a pandemia do novo Covid-19, "Letrux Aos Prantos" é uma ode à emoção. Com direção artística de Letícia Novaes, o segundo disco da "era Letrux" foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2020, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, distribuído pela Altafonte Brasil e produzido por Arthur Braganti e Natália Carrera, os mesmos produtores do “Letrux em Noite de Climão” (2017). "Aos Prantos", foi gravado em novembro de 2019 no estúdio da Red Bull Station - SP e conta com participações especiais de Liniker e Luisa Lovefoxxx. Após uma chama quente de vulcão e paixão do primeiro álbum "Climão", "Aos Prantos" é um convite para refletir sobre a importância de se aprofundar mais nos sentimentos, dançar em meio aos maremotos e, ao mesmo tempo, mergulhar em transcendentais fossas abissais. Com canções inspiradas no cotidiano próximo e muitas vezes irônicos, Letícia e sua navegação de cabotagem, visitam a era disco, passam pela dance music, abraçam o rock e encontram o blues, com letras em português, inglês e até uma em espanhol. "O disco é sobre se emocionar: com o mar, com uma paixão, com a possibilidade de morrer, com putarias que dão errado, com dramas inventados. Amo me abalar, ainda que seja dramático pra mim, prefiro esse abalo sísmico a ficar imóvel que nem uma rocha. Nos últimos anos não deu pra não se abalar”, explica Letícia.
Em meio a um distanciamento social, o álbum virou uma espécie de bálsamo para um público que esperava ansiosamente o novo trabalho de Letrux. "Aos Prantos" foi destaque nos principais veículos de comunicação do país e entrou nas principais playlists da população quarentenada com músicas que, por ordem do destino, cabiam exatamente no cenário atual. Com a paralisação totalitária devido à pandemia, os planos foram tomados por uma ruptura artística e cultural, e as aglomerações canceladas por tempo indeterminado. Apesar da ausência de shows e eventos, o público foi mais do que receptivo e agradecido pelo fato de "Aos Prantos" ser praticamente "o melhor amigo da quarentena" nas palavras dos fãs. Ainda na pandemia, foram lançados seis videoclipes das canções de "Aos Prantos" e o álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria"Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa" e ao prêmio APCA 2020 na categoria "Top 50 discos". Como continuidade do álbum, no fim do ano de 2020, foi lançado digitalmente o EP Prantos Pandêmicos, onde cada integrante da banda revisitou e produziu uma faixa do disco de forma inusitada. O trabalho gerou um conteúdo fonográfico e cinco videoclipes que tiveram a direção e o olhar de Letícia Novaes. Atualmente, Letícia lançou três singles com produção musical de Carina Rennó ("I'm Trying To Quit"), Lucas Vasconcellos ("Isso Aqui é um Campo Minado") e Nego Moçambique ("Sai da Minha Cabeça") e prepara mais um single para lançamento em dezembro de 2021, assim como, mais um videoclipe do álbum "Letrux Aos Prantos".
Com um manifesto escrito por Letícia e arte gráfica de Pedro Colombo (designer responsável pela capa de "Letrux Aos Prantos") que abre esse release e caminhos para retomada, em dezembro de 2021 acontecerão os primeiros shows de lançamento de "Letrux Aos Prantos" com estreia em São Paulo e posteriormente Rio de Janeiro e Florianópolis. Ainda em 2021, Letícia se apresenta em Recife, na noite de Réveillon, 31 de dezembro, iniciando o novo ano da forma mais desejada e saudosa, nos palcos e com público.
Para 2022, as apresentações acontecerão nas principais cidades do Brasil e Europa, assim como estava previsto para a turnê de 2020. A banda que acompanha Letícia há 4 anos, ganha uma nova integrante, a percussinista Jéssica Zarpey e ela se junta ao tecladista Arthur Braganti, a guitarrista Natalia Carrera, ao baixista Thiago Rebello, a tecladista Martha V e ao baterista Lourenço Vasconcellos.
X