Sábado, 17 Dezembro
22h00
A próxima rotação do motor Solar Corona traz consigo uma expansiva e inebriante viagem psicadélica: PACE.
A mutação mecânica de Lorr No (Nuno Loureiro) imposta à engrenagem de Solar Corona - Rodrigo Carvalho (guitarra/sintetizadores), Peter Carvalho (bateria), José Roberto Gomes (baixo) - conduz este quinto disco da banda, PACE, para uma corrida fora da estrada.
Em Alpendurada, terra embrenhada no vale do Douro, foi pisada a matéria que viria a ser distilada ao longo de um processo de dois anos, concentrando os riffs no éter sonoro próprio do norte de Portugal. Esta força aliada à simplicidade mecânica canaliza-se num infinito onde velocidade e andamento não se cruzam.
Com cada faixa se ilumina um elemento distinto. ‘Heavy Metal Salts’, a abrir o disco, bate o pulso vibrante de PACE, com os lisérgicos detalhes electroacústicos a dosear minuciosamente a estrutura cerebral do ouvinte. A faixa que dá o título ao disco, ‘Pace’, dilui a paisagem sonora de Solar Corona num mantra sem riffs, solos ou a necessidade de abanar a cabeça. Os riffs arrancam para a linha da frente em ‘Thrust’ e ‘AU’ vê o ritmo cardíaco da banda levar tudo ao máximo a rebentar no vermelho, antes da sua cápsula descolar para uma etérea viagem sónica. O groove incessante de ‘Parker SP’, assente na dança entre baixo e bateria, proporciona ao resto da banda a base para um voo rasante ao Sol. ‘Alpendurada’ fecha o álbum a unhas e dentes com a banda mergulhada nas melodias insistentes e cremosidade psicadélica ancoradas por um baixo propulsor.
Nos ultimo dois lançamentos, LIGHTNING ONE & SAINT-JEAN-DE-LUZ, ambos de 2019, Solar Corona era também uma banda de 4 elementos, com Julius Gabriel no saxofone processado de arrasto. A sua saída, em 2020, deixou o espaço aberto para Lorr No (Fugly, Favela Discos) trazer o seu cunho à identidade progressiva do stoner da banda. PACE guia o ouvinte na sua viagem ambiciosa.
Para fãs do rock expansivo de bandas como Endless Boogie, Circle, Pharaoh Overlord, Hawkwind e GNOD.

7€

Bilhete + LP PACE

22€

X