Sexta, 1 Julho
21h30
A história de Chico Trujillo começou em 1999, em Valparaíso, quando um grupo de músicos, então mais voltados para a estética punk, resolveu atualizar os clássicos da cumbia tradicional, aquele estilo musical nascido na Colômbia mas ouvido em todo o mundo. América Latina.
Os concertos se acumulam rapidamente (ao ritmo de cinquenta apresentações na Europa e cem no Chile em média por ano) e gradualmente permitem que eles se posicionem como o porta-estandarte dessa nova onda de cumbia que está voltando à moda. domina a cena musical latino-americana e foi exportado para a Europa e os Estados Unidos por vários anos. Na origem deste projeto? Aldo "Macha" Asenjo, cantor do grupo (também à frente de outros dois projetos musicais: Lafloripondio e Bloque Depressive), considerado em seu país como um dos músicos mais talentosos de sua geração que, com sua voz e talento únicos, como frontman, consegue transmitir ao público a emoção e o bom humor de sua tropa. Em 2019, os 11 músicos sobrecarregados lançaram seu sexto álbum de estúdio, “Mambo Mundial”. Gravado principalmente em Berlim (nos estúdios Funkhaus e Rauchhaus), mas também em Bogotá (El Árbol Naranja), Cidade do México (El Cocodrilo Solitario) e Santiago do Chile (Perros con Tina).
Esta última produção dá um lugar privilegiado ao que fez o sucesso do combo desde o seu início: a travessia musical. E este “Mambo Mundial” afirma-se como o seu disco mais bem sucedido e musicalmente coerente. Como um bom vinho chileno que melhora ao longo dos anos...
https://www.youtube.com/watch?v=-QsFDeJE27U

X