MUSICBOX
Filtrar Eventospor data, mês e tipo...

2017 foi um ano cheio de concertos, noites de clubbing, aventuras e histórias. Tal como todos os anos no Musicbox, afinal de contas foram 364 dias em que abrimos portas. O desafio de fazer um top de melhores actuações do ano foi gigante, por isso o staff juntou-se (quase) todo para partilhar uma visão geral do que se passou por cá.

PEDRO AZEVEDO, PROGRAMADOR

“Odeio fazer listas e as escolhas abaixo poderão ser injustas para outros de que gostei muito. estes 10 não foram mais especiais que os outros mas provavelmente foram mais surpreendentes.”

O TERNO :: 26 Outubro 2017

©AnaViotti_oterno-1

BATEU MATOU :: 28 Outubro 2017

©AnaViotti_bateu matou-3

MENEO :: 13 Abril 2017

©AnaViotti_meneo-12

ONDA VAGA :: 20 MAIO 2017

 

COCAINE PISS :: 2 Fevereiro 2017

RIDING PÂNICO :: 16 Março 2017
©ANAVIOTTI_RidingPânico-16

LAVOISIER :: 30 Setembro 2017

©AnaViotti_lavoisier-2

MEHMET ASLAN :: 10 Fevereiro 2017

HADI ZEIDAN :: 29 Abril 2017/ 1 Dezembro 2017

©AnaViotti_Hadi Zeidan-3

THE MAUSKOVIC DANCE BAND :: 13 Outubro 2017


ANA VIOTTI, CONTEÚDOS

clubbing

SILVER APPLES :: 19 Maio 2017

São raras as oportunidades de ver os pioneiros do que quer que seja ao vivo e a cores. Ver Simeon Coxe III aka Silver Apples com aquela parafernália de osciladores e sintetizadores e etc foi uma viagem aos finais dos anos 60, onde esta vaga de electrónica experimental começou. É piroso dizer que foi uma honra, mas acima de tudo foi incrível.

©AnaViotti_Silver Apples-2

HADI ZEIDAN :: 29 Abril 2017

Quem me conhece sabe que sou uma tímida no dancefloor, maioritariamente pela minha enorme falta de jeito para dançar. No entanto, qualquer coisa nesta música electrónica com ares orientais que Hadi Zeidan trouxe que me fez dar ao pé.

MENEO :: 13 Abril 2017

Esta actuação marca o momento alto de nudez do ano, mas não é por isso que está no meu top. Como não destacar o homem que toca Game Boy nu e que atordou a Sra. Joaquina aka Vizinha com a sua “pouca vergonha”? Ficou a dica da Vizinha: “Não dispas as calças aí em frente a toda a gente!”. Eu não concordo, não há espetáculo semelhante.

©AnaViotti_meneo-9

concertos

GIN & JUICE: L-ALI + NERVE & MIKE EL NITE :: 13-02-2017

Tenho que pôr este concerto aqui por várias razões. As óbvias (porque foi um concerto do caraças, com as transições entre artistas mais smooth que já vi, tudo fluiu) e as sentimentais (o primeiro concerto que promovi e registei enquanto Criadora de Conteúdos do Musicbox). E ver o Mike El Nite canalizar o Nerve no meio do Cais do Sodré é mesmo cool, tal como ter esgotado uma sexta feira 13.

COCAINE PISS :: 2 Fevereiro 2017

Aquela dose necessária de jardanço, sempre e a toda a hora. Cocaine Piss são um furacão que adora glitter (eu adoro glitter, dai a necessidade de um glitter beer pong, que efectivamente aconteceu [vejam abaixo]) e que não consegue dar um mau concerto. A Aurelie tem energia por ela e pela sala inteira, sempre.

MHS THE BUG VS DYLAN CARLSON OF EARTH :: 9 Novembro 2017

Esta escolha foi difícil (também esteve em jogo Black Bombaim &Peter Brötzmann), mas acabei por me render a The Bug VS Dylan Carlson. Fomos avisados pelo técnico de som deles, que os baixos iam ser tão intensos, que eram melhor oferecer tampões a toda a gente à entrada. Foi uma chapada de paisagem sonora. E mais não dá para explicar.

©AnaViotti_thebug_vs_dylancarlson-7


HUGO BATISTA, PRODUTOR

clubbing

MALA :: 24 Abril 2017
Breaking point para mim, da lenda ao trabalho e ficou mesmo a pessoa, simples e bem educada.

10 ANOS HOMEM FINO (Dj Set) :: 11 Fevereiro 2017
Takeover bracarense pela mão do seu ponta de lança, more info needed? Até o Quintela colocou o cachecol do Braga, há fotos!!!!!!

ROMARE :: 17 Feveriro 2017
Um senhor, das poucas vezes que fiquei para curtir o set depois de por o DJ em palco.

©ANAVIOTTI_ROMARE-4

concertos 

HAVOC (MOBB DEEP) :: 24 Outubro 2017
Dream come true 😀 – Obrigado Pedro!

©AnaViotti_Havoc-29

LINDA MARTINI :: 2 Junho 2017

Um prazer gigante mais de uma década depois de ouvir esta banda ter o privilégio de trabalhar com eles, e num dia tão apertado a millll.

LINIKER E OS CARAMELOWS :: 15 Junho 2017
Show de bola!

©AnaViotti_Liniker-25


JOÃO QUINTELA, TÉCNICO AUDIOVISUAL

Os melhores concertos/dj set’s do ano para mim foram:

TANK AND THE BANGAS :: 2 Novembro 2017

Pela originalidade do projeto e da voz da Tank, pela qualidade musical entregue pela banda durante todo o show e a celebração do público todo, sentido-se o reflexo desta energia da audiência na banda. New Orleans in da House, bitch!

©AnaViotti_Tank And The Bangas

THE ALCHEMIST :: 23 Setembro 2017

Para mim, a melhor noite de hip hop alguma vez feita no Musicbox. Com uma casa esgotada, a energia e a excitação do público ao ouvir clássicos do Boom Bap entregues por um dos responsáveis por clássicos tão gigantescos no universo Hip Hop moderno, foi incrível de assistir. Alchemist passou os seus maiores hits e beats ainda por editar numa magnífica comemoração de duas horas de DJ set.

©AnaViotti_The Alchemist-3

AIMING FOR ENRIKE :: 24 Novembro 2017

Um dos concertos mais “extravagantes” e “extravasantes” a que assisti no Musicbox. Com um set up de palco relativamente simples, um guitarrista e um baterista mostraram ao público que é possível duas pessoas soarem a 7 ou 8 em palco: pedais de efeitos de guitarra que soavam a sintetizadores, loops criados em tempo real e manipulados de forma improvisada pelos dois músicos, um som de bateria que parecia tocado a 4 braços e 4 pés com um groove único e especial fizeram deste gig um dos mais especiais que assisti enquanto técnico de luz do Musicbox. E já vi centenas deles em 3 anos de trabalho…

 

HUGO VALVERDE, TÉCNICO DE SOM

Do mais recente para o mais antigo, seleccionei 3 músicas tiradas uma de cada concerto.

TIFT MERRITT :: 19 Novembro 2017

A Tift deu o concerto para um Musicbox a meio gás, talvez fossem menos de 40 as pessoas que lá foram ver neste domingo, mas para compensar teve momentos que foram únicos.

Durante a tarde no ensaio de som deu logo para perceber que tinha uma voz fora do vulgar, pujante e afinada. No final tivemos tempo para conversar sobre a Carolina do Norte, onde vive, e dos músicos que já cá passaram que são seus amigos como os Megafaun ou Hiss Golden Messenger.

A solo, à guitarra ou ao piano ela deu um concerto belíssimo, e chegou a descer com a sua guitarra acústica para a plateia, a cantar sem amplificação, aquele clássico da Folk.

 
 

STONE DEAD + BLACK LIPS :: 27 Outubro 2017

Aqui faço batota porque escolho uma noite com duas bandas que se sucederam ao invés de escolher um só concerto.

Foram duas faces diferentes do Rock, que se completaram, acho. Os Stone Dead pela qualidade, poder e destreza dos seus músicos, que é muita, e pelo facto da noite ter consagrado um dos melhores discos portugueses de 2017, o “Good Boys”.

Já o concerto dos Black Lips foi tão javardo como se esperaria, mal tocado muitas vezes, até com peripécias técnicas sobre as quais não me vou alongar, mas mesmo assim memorável pelo que eles representam e pelo público que esgotou a sala e deu uma resposta brutal, provavelmente dos concertos com mais energia na plateia que eu já cá vi.

 

Esta escolha pode ter um lado mais parcial, uma vez que este ano passei umas valentes horas com estes rapazes na estrada, mas foi realmente um concerto que marcou o meu ano no Musicbox pela intensidade e profundidade que eles conseguiram imprimir na música durante a noite e também pela qualidade dos convidados. A Mitó é uma das minhas cantoras portuguesas preferidas, e ouvir o Ricardo Martins com o Oscar a tocarem dois temas ao vivo foi uma oportunidade que não se deve repetir tão depressa.

 

IURI LANDOLT, TÉCNICO DE SOM

Tentei pôr de lado um bocado a minha opinião profissional e escolher as cenas que me dizem mais pessoalmente mas vai sempre soar a técnico de som:

AND SO I WATCH YOU FROM AFAR :: 30 de Outubro 2017 + COCAINE PISS :: 2 Fevereiro 2017

São duas bandas com uma apresentação ao vivo incrível, pela técnica ou intensidade, foram uma experiência marcante, um tipo de programação que aprecio pessoalmente e que é pouco comum em clubes com a dimensão e condições do Musicbox. 

THE POPPERS :: 28 Janeiro 2017

Foi dos primeiros concertos do ano, concerto de apresentação do disco e um dos meus favoritos de 2017. Espaços como este criam por vezes um fenómeno na relação entre as bandas e o publico, especialmente em datas com esta carga emotiva, em que além da banda o publico também faz o concerto, esta foi uma noite dessas.

©ANAVIOTTI_ThePoppers-30

 

MENÇÃO HONROSA – SIMPLY ROCKERS SOUND SYSTEM

Também gostava de deixar uma espécie de menção honrosa às noites dos Simply Rockers Sound System, acho que noites como esta não são algo comum nos clubes de lisboa, ou “na cena da noite” em geral e apesar de não ser fã de reggae em particular os eventos deles têm um ambiente incrível e para mim são refrescantes quando o 99% da programação nocturna gira a volta da musica de dança.

 

 

JOÃO NOGUEIRA, GERENTE

Sem ordem de preferência : 

O TERNO :: 26 Outubro 2017 

Este porque só me apetecia deixar de trabalhar, agarrar numa cerveja e ir para a fila da frente dançar…

©AnaViotti_oterno-16

LAID BACK :: 26 Outubro 2017 

Este porque só me apetecia deixar de trabalhar, agarrar numa cerveja e ir para a fila da frente dançar… 

©AnaViotti_laidback-13 

AIMING FOR ENRIKE :: 24 Novembro 2017 

Este porque só me apetecia deixar de trabalhar, agarrar numa cerveja e ir para a fila da frente dançar… 

LAVOISIER ::  30 Setembro 2017

Este porque só me apetecia deixar de trabalhar, agarrar numa cerveja e ir para a fila da frente dançar… 

©MaraCarvalho_ Lavoisier_Musicbox__02.jpg 

AS CANÇÕES DO PUNK: KILLIMANJARO + STONE DEAD :: 21 Dezembro 2017

Porque deixei de trabalhar, agarrei numa cerveja e fui dançar….

©AnaViotti_cancoesdopunk-63


PATRÍCIA RODRIGUES, BARTENDER

Aqui vão então as 3 bandas que seleccionei com um carinho especial.

Não só pela presença que tiveram ou até mesmo pelo público mas pela energia e aquilo que conseguiram retirar de todos nós:

ACTRESS :: 16 Novembro 2017

©AnaViotti_actress-10

TANK AND THE BANGAS :: 2 Novembro 2017

©AnaViotti_Tank And The Bangas

LA DAME BLANCHE :: 14 Outubro 2017

Grandes concertos mesmo, muito boa disposição muita humildade enquanto artistas, brutalíssimo!


RUTE SOARES, VJ

Confesso que vi TANTA coisa que é difícil relembrar todos, mas cá vão os 3 que estão frescos na minha mente e que eu gostei bastante – 

COCAINE PISS :: 2 Fevereiro 2017

(Óbvio) o primeiro que deram no Musicbox. Conheci-os nesse mesmo concerto e gostei tanto da “javardeira” punk que eles trouxeram. Não entendi nada das letras mas entendi e adorei tanto a energia e a performance toda ~~ #cocainepiss

 
 

XINOBI :: 2 Junho 2017 

Aqui vai: foi o live de Xinobi e amei! Foi a primeira vez que o vi live – ja queria ver ah imenso tempo e finalmente!! – toda a vibe meio industrial techno subtil acompanhados c a linha house – era o que se estava a precisar nessa noite de mil ~ – um gig fantástico com uma casa composta e toda contagiada pela mesma energia imparável. Foi incrível.

 2 Xinobi _AlejandroSilva-16

AND SO I WATCH YOU FROM AFAR :: 30 Outubro 2017

Man sou uma bacaninha que curte de post-rock ~~ e foi mesmo bom assistir ao gig de ASIWYFA toda uma apresentação do novo album e uns oldies (i think) e finalmente ver a banda ao vivo – um pouco diferentes… + velhos … o youtube não é boa referência -. Amei imenso o espectáculo visual com os LEDS vermelhos que trouxeram – a fazer a ligação visual com o videoclip do single “a slow unfolding of wings” ~~ e claro com todo o novo album. As guitarras e mudanças de ritmo assim a entrarem de fino – curtiiiiiiii –


** ATÉ 2018 **

X